quarta-feira, 15 de junho de 2011

Maria Eunides Ribeiro Silva Carvalho
Escola Estadual Severiano neves- São Félix do Araguaia MT

Série: 5º ano
Tema: Queimadas

justificativa:
O presente projeto proporcionará uma análise mais detalhada das queimadas na situação agravante do aquecimento global proporcionando aos alunos o entendimento que as práticas(queimar o lixo) são parte de um processo que está poluindo o ar atmosférico, como também para conhecer os benefícios que o fogo trás ao meio ambiente.

Objetivo:
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza.

Conteúdos:
Produções escritas de gêneros diversos, mapas, desenhos, debates.

Disciplinas:
Português, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Matemática, Artes.

Metodologia:
Levantamento do conhecimento prévio, pesquisa bibliográfica e de campo, leitura de textos dirigidos, de jornais, de panfletos, de revistas, desenhos, quebra-cabeça, debates em grupos, desfile com material reciclado, palestras e mesas de saberes, confecção de cartazes, faixas educativas e concurso de redação.

Tecnologias:
internet e vídeo.

Registro do processo:
As atividades foram desenvolvidas passo a passo, sendo o professor o facilitador para que os alunos compreendessem a temática de forma clara e objetiva, com o intuito de descobrir novas informações e conhecimentos para novas aprendizagens;

Avaliação e resultado esperado:
Foi contínua, por meio da participação das atividades que foram desenvolvidas e que deram subsídios para a construção do conhecimento a cerca do tema Queimadas. O projeto surtiu resultados significativos, o qual contribuiu para pensar e repensar o quanto a queimada em excesso é prejudicial ao ambiente.

Divulgação-socialização do projeto:
Os trabalhos foram expostos no mural da escola, para que a comunidade escolar pudessem apreciá-los.
Referências:
Foram utilizados livros, vídeos, internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário