terça-feira, 19 de outubro de 2010

PROJETO QUEIMADAS








INTRODUÇÃO
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Neves, desenvolveu os Projetos com o tema “Meio Ambiente” e subtema “QUEIMADAS”, e Olimpíadas de Língua Portuguesa com participação de todos os alunos e Profissionais da Educação do período matutino. O tema foi escolhido com base na dimensão e os impactos decorrentes da prática de queimadas, sobretudo nesta região, objeto de preocupação e polêmica no âmbito nacional e internacional. De maneira geral, as queimadas são fortemente associadas a processos de desmatamento e incêndios florestais, embora pesquisas recentes afirmem que isso não corresponda totalmente à realidade. Já as Olimpíadas de Língua Portuguesa foi uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social. Teve como propósito desenvolver habilidades de leitura e de escrita. Pois, escrever requer leituras, pesquisas, e estudos, que incitam um novo olhar acerca da realidade e abrem perspectivas de transformação. Dessa forma, propicia melhoria na escrita dos alunos e torna-os cidadãos melhores preparados para enfrentar os desafios da sociedade.
As queimadas ocorrem em toda a extensão do Território Nacional, sendo utilizadas tanto em sistemas de produção primitivos ou convencionais, praticados por indígenas, pequenos agricultores e outros. Em geral, as queimadas praticadas na agricultura e pecuária têm o objetivo de promover a adubação através dos depósitos de cinza, eliminar plantas invasoras de pastagens, limpar os campos para o plantio, provocar a rebrota das gramíneas renovando as pastagens, combater pragas em restos de culturas e facilitar o trabalho humano.
A falta de informações e de diretrizes, capazes de auxiliar os processos de formatação e de decisão de políticas ambientais e agrícolas tem, sistematicamente, levado as instituições públicas ou privadas, responsáveis pela gestão dos recursos naturais e dos bens comuns, a adotarem primordialmente medidas repreensivas e imediatistas, na tentativa de solucionar ou minimizar impactos pontuais e específicos.
O uso do fogo é uma prática disseminada em vários contextos diferentes e tem finalidades absolutamente próprias em cada um deles, portanto, a simples definição e adoção de medidas proibitivas, punitivas e imediatistas, gera como conseqüência a necessidade de se estabelecer um contexto de fiscalização e de política de comando e controle absolutamente incompatível com as dimensões e a realidade desta região.
Diante desta problemática faz-se necessário despertar alunos e profissionais da educação para uma temática tão abrangente e ao mesmo tempo tão particular desta região, uma vez que todos os anos se intensifica esse processo, destruindo paisagens naturais tão importantes para o meio ambiente como a Ilha do Bananal, as matas ciliares do rio Araguaia, desencadeando processos quase que irreversíveis, que nem podemos mensurar.
Partindo deste pressuposto a Escola Severiano Neves desenvolveu este Projeto e outros que teve como objetivo alertar, discutir e formar opiniões no que tange ao combate e prevenção das queimadas, na tentativa de “acordar” todos que estão envolvidos direta ou indiretamente neste processo que é prejudicial para o homem e maléfico para a natureza que tenta se manter viva, mas que não consegue por causa da ação desenfreada do homem.
Autora: Profª Paulina

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