Projeto PITEC
ESTADO DE MATO GROSSO
ESCOLA ESTADUAL SEVERIANO NEVES
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA- TURMAS: 1º, 2º E 3º ANO-MODALIDADE EJA
Tema: LER E ESCREVER: PRÁTICAS SOCIAIS, NA E FORA DA ESCOLA.
TURNO: NOTURNO
Profª Maria de Fátima lima.
“ALEITURA DE MUNDO ANTECEDE LEITURA DA PALAVRA”. Paulo Freire
INTRODUÇÃO
A leitura e a escrita são um processo de construção do significado. Conforme Tieney e Pearson ( 1983), nesse processo tanto o leitor, quanto o escritor procuram adaptar suas percepções sobre seu parceiro na negociação da composição do significado. Para Squire (1983), elas são duas faces do mesmo processo cognitivo. São aspectos do pensamento que estão essencialmente inter-relacionados.
Nessa interação entre escritor e leitor, dois aspectos são fundamentais: O conhecimento de um mesmo código lingüístico e a cooperação mútua. Nesse contexto de cooperação mútua percebemos que os alunos não conseguem fazer essa interação de leitura e escrita.
E nessa busca, tentando encontrar solução, surgiu a oportunidade de desenvolver esse projeto, buscando criar nos alunos o gosto pela leitura, a compreensão do que está escrito, como também a dificuldade em produzir textos diversos como narrativas, e outros textos que são apresentados ou surge no seu dia a dia. Este trabalho poderá ser interdisciplinar com as disciplinas especialmente geografia, história e química.
Objetivos:
Desenvolver e criar no aluno o interesse pela leitura e pela escrita.
Sensibilizar para a necessidade da leitura como a compreensão das diversas realidades e diferentes possibilidades de leitura de mundo;
Sensibilizar também para a necessidade da escrita como processo de interação do saber ler compreende e escrever as diversas formas da linguagem.
Identificar marcas que são relevantes para compreensão da leitura e das práticas da escrita, levando-os a produzir, e revisar seu próprio texto.
Perceber a importância de uma boa leitura, e a construção de seus textos usando a norma culta da língua, e tendo como princípio a língua materna.
Conteúdos:
-Textos diversos
-Revistas de Língua Portuguesa
-Filme: Narradores de Javé.
Metodologia:
A partir de textos reflexivos sobre leitura e escrita, os alunos serão divididos
em grupos para a leitura em um tempo de uma hora; retornando, a sala será organizada em círculo para a socialização da leitura
Esta socialização será individual, e terá um aluno registrando essa atividade. Terminando a socialização, será construído um novo texto para uma reflexão coletiva. Após esta etapa os alunos farão em grupos uma pesquisa na revista Língua Portuguesa, Editora Segmento, ano 2007 e 2008. Desta pesquisa será construído um novo texto que será lido em sala de aula.
O próximo passo será assistir ao filme “Narradores de Javé” que trata exatamente o problema do Vale de Javé, que foi inundado pelas águas de uma represa porque seus moradores não tinham registro escrito do pequeno lugarejo, e tampouco sabiam ler.
Após o filme os alunos farão um confronto das leituras anteriores e do filme, e produzirão o relato final do projeto.
Tecnologias utilizadas: vídeo, televisão, computador,
Avaliação:
Os alunos serão avaliados a partir da observação de procedimentos nos trabalhos desenvolvidos deste projeto no que diz respeito a produção de escrita, reescrita, e também nas leituras. Além da sua participação nas pesquisas que se fizerem necessária, nas apresentações e nas participações no seu grupo de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário